19°C 33°C
Primavera do Leste, MT

Lobete é resgatado dentro de casa em Cáceres e devolvido à natureza

O Corpo de Bombeiros realizou a captura com segurança A orientação é que, ao encontrar animais silvestres, a população não tente capturá-los.

27/06/2026 às 09h43
Por: Redação
Compartilhe:
Lobete é resgatado dentro de casa em Cáceres e devolvido à natureza

Um cachorro-do-mato, popularmente conhecido como lobete, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta quarta-feira (25), após ser encontrado dentro de uma residência no bairro Vila Irene, em Cáceres, a 220 quilômetros de Cuiabá. O animal silvestre apresentava comportamento defensivo e estava acuado em um local considerado de risco dentro do imóvel.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 14h30 e, ao chegar ao endereço, localizou o animal preso no interior da residência. Utilizando técnicas específicas de manejo e contenção de fauna silvestre, os militares conseguiram capturar o lobete com segurança. Durante a avaliação, foi constatado que ele não apresentava ferimentos.

Após o resgate, o cachorro-do-mato foi transportado e solto em uma área de mata distante da zona urbana, garantindo seu retorno ao habitat natural.

O Cerdocyon thous, conhecido na região pantaneira como lobete, é um canídeo silvestre que pode atingir cerca de 64 centímetros de comprimento. A espécie possui pelagem cinza mesclada com preto, podendo apresentar também tons de marrom-claro, patas escuras, cauda peluda com ponta preta e orelhas arredondadas.

De hábitos predominantemente noturnos, o lobete costuma ser visto andando em pares e normalmente caça sozinho, embora indivíduos jovens possam formar pequenos grupos. Sua alimentação é variada e inclui pequenos mamíferos, aves, répteis, insetos e frutos, desempenhando papel importante na dispersão de sementes e no equilíbrio dos ecossistemas.

O período de gestação da espécie é de aproximadamente 56 dias, e as fêmeas costumam dar à luz entre três e seis filhotes. Apesar de evitar contato com seres humanos, o animal pode reagir de forma agressiva quando se sente acuado ou ameaçado.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reforça que, ao encontrar um animal silvestre em situação de risco ou fora de seu habitat, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar. A recomendação é não tentar capturar o animal, evitando acidentes tanto para as pessoas quanto para a própria fauna.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários