
Após meses de tratamento e uma intensa luta pela sobrevivência, o cachorro Ted recebeu alta médica nesta quinta-feira (26) e finalmente voltou para casa. A informação foi divulgada pela Associação Aliança com as Quatro Patas, que acompanhou o caso desde o início e prestou apoio ao animal durante todo o período de recuperação. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra Ted caminhando pela clínica veterinária, demonstrando alegria momentos antes de deixar o local.
“Hoje é, sem dúvida, um dos dias mais felizes da nossa vida. Depois de meses de uma batalha incansável pela vida, de superação a cada dia e de muita fé, o nosso querido Ted recebeu alta! Ele está pronto para voltar para o lugar onde sempre deveria estar: o seu lar”, publicou a associação.
Segundo a ONG, a recuperação de Ted foi marcada por muito esforço da equipe veterinária e pela força demonstrada pelo animal durante o tratamento. Em outra parte da publicação, a entidade destacou a emoção de ver o cachorro pronto para retornar ao convívio da família.
“Ver o brilho nos olhos dele hoje, aquela ansiedade gostosa de quem sabe que está indo para casa, não tem preço. O Ted é a prova viva de que o milagre existe. Ele sobreviveu, lutou e venceu!”, afirmou a associação.
O caso ganhou grande repercussão em Mato Grosso após a tutora do animal, Maria Lucilene, denunciar que Ted sofreu graves queimaduras durante um atendimento em um pet shop de Cuiabá. Segundo o relato, o cachorro foi levado para banho e tosa no dia 13 de maio e, horas depois, a responsável pelo estabelecimento informou que havia ocorrido um problema e que o animal teria se queimado em uma máquina de secar.
Ainda conforme a denúncia, a proprietária do pet shop afirmou que o equipamento apresentou defeito e disse que estava medicando Ted por conta própria. O cachorro foi devolvido à família enrolado em uma manta, com pomada aplicada sobre o corpo e em estado grave.
A família levou imediatamente o animal para atendimento veterinário. Exames apontaram queimaduras de segundo grau, comprometimento de aproximadamente 50% da função renal, risco de morte e necessidade de internação e tratamento intensivo.
A proprietária do estabelecimento, Graciely Lara da Costa, de 45 anos, chegou a ser presa, mas foi liberada após pagamento de fiança no valor de R$ 4,8 mil. Além da investigação por maus-tratos, ela e o marido também passaram a responder por fraude processual, após, segundo a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), retirarem equipamentos do estabelecimento antes da realização da perícia técnica.
O caso também motivou fiscalizações do Procon Municipal e de outros órgãos da Prefeitura de Cuiabá, que apuram possíveis irregularidades no funcionamento do pet shop.
Agora recuperado, Ted inicia uma nova etapa ao lado da família, encerrando um dos casos de maus-tratos a animais que mais mobilizou a população mato-grossense nos últimos meses.
Mín. 19° Máx. 33°